01 - Você pode secar suas mãos com toalhas de papel
É um engano afirmar que o consumo de papel toalha é responsável pelo desmatamento. Pelo contrário, além de cultivar árvores, as indústrias de papel e celulose contribuem com a preservação de florestas nativas.
02 - Escolha sua correpondência impressa
Não existe nenhum estudo conclusivo sobre as opções eletrônicas serem mais benéficas para o meio ambiente do que as impressas. O lixo eletrônico é um dos resíduos que mais crescem no mundo*, enquanto o papel é um dos materiais mais reciclados. As comunicações eletrônicas são responsáveis por uma grande emissão de carbono.
03 - As florestas cultivadas seguem um plano de manejo sustentável
Não é verdade que plantações de eucalipto secam o solo, desde que sejam manejadas adequadamente, como é a prática dos produtores de celulose.
04 - O papel e as embalagens de papel, estão entre os materiais mais reciclados do mundo
A reciclagem de papel garante a subsistência de catadores e recicladores, pessoas fundamentais para melhorar o meio ambiente: 69% dos papéis e 83% do papel, cartão e papelão usados para embalagem foram reciclados em 2020.
05 - As indústrias de papel tratam e devolvem a maior parte da água utilizada na fabricação
A indústria de celulose retém, em seus produtos, apenas 0,3% da água utilizada. Outros 19,7% voltam à atmosfera na forma de vapor. E do restante, 80% retornam às fontes de onde foram captados, após tratamento de acordo com os padrões de qualidade estabelecidos pelos órgãos de controle.
Extra - Você sabe o que é Mosaico Florestal?
É uma estratégia de manejo sustentável amplamente adotada por empresas que cultivam eucalipto para a produção de celulose e papel.
Essa abordagem inteligente visa harmonizar diferentes usos da terra, como plantações, agricultura e áreas naturais, de maneira a equilibrar as necessidades econômicas e sociais. O Mosaico Florestal desempenha um papel fundamental ao preservar os serviços ecossistêmicos vitais e a biodiversidade.
Além disso, essas empresas estabelecem corredores ecológicos que conectam a vegetação nativa com as florestas de eucalipto, permitindo que a fauna e a flora circulem livremente.
O setor de árvores cultivadas mantém 6 milhões de hectares de áreas de conservação, ultrapassando as exigências legais. Isso demonstra um compromisso sólido com a proteção do meio ambiente e a conservação da biodiversidade!.