Umidade do papel: a umidade do papel pode fazer com que a impressora puxe mais de uma folha, gerando o atolamento. A umidade é um problema não só para os materiais a serem impressos, mas também para a própria impressora, por isso tenha sempre o local seco e limpo para evitar falhas na máquina.
O que fazer: Você precisa ter em mente que a folha de papel é como se fosse uma esponja, portanto ao mínimo contato com a umidade, ela irá sujar a água. Não estamos falando de granes quantidades, mas assim que a folha é retirada da embalagem, ela já fica exposta a umidade do ambiente.
Evite deixar folhas sem utilidade na impressora. Só coloque o necessário para a impressão. Aconselhamos que os papeis sempre sejam guardados na embalagem ou em outro material que evite contato com o ar.
Excesso de folhas: Nada de colocar várias folhas na bandeja só para evitar o trabalho de recarrega-la sempre que necessário.
O que fazer: Cada impressora possui a capacidade limite de folhas que podem ser colocadas ao mesmo tempo. Leia o manual da sua impressora e verifique o número aconselhado para sua máquina.
Uma dica importante é saber que as impressoras a laser possuem uma capacidade maior que as impressoras jato de tinta.
Tipos de folha inadequado: Nada de colocar diferentes tipos de folha na impressora. Além disso, mesmo que você usar os papeis com o mesmo material, mas se for inadequado para sua impressora também pode apresentar atolamento de papel.
Cuidado para utilizar papeis com as características abaixo:
– Papel amassado;
– Papel com pequenas fissuras;
– Papel brilhante;
– Folhas com orelhas;
– Folhas sujas;
– Folhas empoeiradas;
– Folhas úmidas;
O que fazer: Verifique nas especificações da sua impressora o tipo de papel que pode ser impresso, há máquinas voltadas para impressão A3, A4, cartões, notas fiscais.
Por isso, talvez você esteja com a impressora inadequada para sua necessidade de impressão. A Copygreen oferece CONSULTORIA GRATUITA para locação de impressoras ideias para sua demanda.
10 dicas para resolver o problema de atolamento!
Agora que você já sabe o que não fazer e as principais causas do atolamento, vamos as principais dicas para resolver o problema sem gerar problemas no seu equipamento.
- Verifique o guia de ajuste do papel, talvez você tenha colocado da forma incorreta
- Sempre puxe o papel com as duas mãos
- Cada impressora tem a forma correta de entrada e saída do papel, por isso verifique o manual antes de retirar o material
- Confira a configuração do papel, e ajuste caso necessário
- Se a sua impressora tá piscando, indicando o atolamento do papel, antes de tentar retirar o arquivo, espere alguns minutos para avaliar se a própria impressora irá expelir o arquivo
- Se você aguardou alguns minutos e o papel continua atolado, o aconselhado é desligar o aparelho
- Abra as portas que levam a bandeja e retire a pilha de papeis para que a bandeja fique totalmente livre
- Se o problema do atolamento de papel está relacionado a umidade, a dica é nunca puxe o papel por onde ele entrou. Se ele veio por um lado precisa sair pelo outro
- Caso, você perceba que o problema de atolamento iniciou assim que você ligou a máquina, a orientação é que desligue o equipamento primeiro e, em seguida, verifique se a trava do alimentador de papel da impressora, que fica entre o Disco Encoder e o Flushing, encontra-se para cima. Se estiver, faça o seguinte: Com a trava fora de sua posição, pressione-a para o lado direito com cuidado para não quebrá-la e encaixe-a novamente no mecanismo do equipamento. Se a trava estiver danificada e não for possível utilizá-la, então você deverá trocá-la.
- Por fim a nossa orientação mais importante: se o problema de atolamento de papel for frequente, aconselhamos que procure uma assistência técnica. Pode ser, que a sua máquina tenha problemas mais graves.